quarta-feira, 20 de maio de 2009

Alguns projetos do governo

Os projetos e o Governo
Alguns projetos estão sendo desenvolvidos, com a ajuda do governo e também com o importante papel das entidades de apoio ao deficiente visual.
Segundo [ORM2001] no que se refere à área da deficiência visual, o Ministério da Educação vem desenvolvendo um conjunto de ações (inclusive com a destinação de recursos), objetivando garantir não apenas o acesso e a permanência dos portadores de deficiência visual na escola, mas principalmente, garantir o sucesso educacional de cidadãos.
Entre ações apresentadas em [ORM2001] pelo Ministério da Educação em prol do deficiente visual, as que mais nos chamaram a atenção foram:
1. Implementação de um programa de integração do ensino superior com a educação especial. Este trabalho, feito em parceria com o Fórum de Permanente de Instituições de Ensino Superior sobre os Portadores de Necessidades Especiais, vem fomentando, entre outras ações: a implantação de bancas especiais nos exames vestibulares, com a possibilidade de provas transcritas em braille; a de uso de equipamentos específicos na implementação de serviços de apoio e a inclusão de conteúdos nas disciplinas acerca de portadores de necessidades especiais nos cursos de formação de professores e outros profissionais.
2. O Projeto de Informática na Educação Especial – PROINESP foi criado a partir das experiências positivas realizadas no Brasil e no exterior, que apontavam a informática como um excelente recurso educacional para todos os alunos. Entretanto, sua utilização com alunos portadores de necessidades especiais demonstrou ser uma ferramenta imprescindível. E da ação conjunta com o PROINFESP/Secretaria de Educação a Distância e Secretaria de Educação Especial, foi criado o Projeto de Informática na Educação Especial – PROINESP, que tem por objetivo levar a tecnologia mais avançada da informática para o pleno desenvolvimento de nossos educandos especiais.
Além de fornecer equipamentos de última geração ao CAPS, o Ministério da Educação tem investido na criação de laboratórios de informática em instituições não governamentais, que trabalhem com a educação de portadores de necessidades especiais. Até o ano 2000, o PROINESP financiou 134 laboratórios.
O PROINESP iniciou o atendimento de escolas e bibliotecas públicas, com softwares específicos que possibilitam o acesso dos deficientes visuais a todos os programas informatizados.
Houve também por parte do governo um avanço relacionado aos portadores de deficiência visual. Nessa direção foi realizada a promulgação da Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10098.htm), que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Em seu artigo 2º, parágrafo II, a lei cita as barreiras nas comunicações e as denomina como "qualquer entrave ou obstáculo que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens por intermédio dos meios ou sistemas de comunicação, sejam ou não de massa".
I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA
UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

O papel da tecnologia assistiva na inclusão digital dos portadores de deficiência visual

Luciana Aparecida dos Santos Giareta
Discente do curso de Análise de Sistemas
UNAERP- Campus Guarujá
lu_giareta@yahoo.com.br

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