quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jogos Boole!


Olá Colegas!

Nesta semana, começou a funcionar o Laboratório de Informática da minha escola. O professor do laboratório conseguiu alguns softwere muito legais para trabalhar com os alunos. Um deles é Boole, que trabalha com o racicínio lógico-matemático. Este programa não é gratuito, mas é uma possibilidade muito interessante para pensarmos. Uma colega da escvola usava este jogo anos atrás, com cartinhas de papel...
Acesse o site e jogue a versão demonstrativa do Boole: http://www.jogosboole.com.br/apresentacao.asp

Obs: Estas informações foram tiradas do site:

Os jogos visam o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico através de histórias construídas sobre estruturas lógico-matemáticas, sob a forma de enigmas ou problemas. As histórias são trabalhadas e resolvidas com os jogos de cartas, chamados JOGOS BOOLE em homenagem ao matemático George Boole, um dos criadores da matemática utilizada nos computadores de hoje, a Álgebra Booleana fonte de inspiração deste trabalho. A idéia básica de Boole era de que as proposições simples da Lógica pudessem ser representadas por símbolos precisos, as relações entre duas proposições (frases) poderiam ser lidas com o mesmo rigor que uma equação algébrica. A partir da manipulação das cartas que representam os elementos dos problemas, as crianças aprendem a passar, progressivamente, do pensamento concreto ao pensamento abstrato. Jean Piaget afirmava :" O pensamento se desenvolve através de ações e não de palavras." O grande avanço tecnológico, a multiplicação de técnicas e o desenvolvimento dos sistemas de comunicação permitem o contato com uma quantidade imensa de informações sobre os mais diversos conteúdos. Por isso, os Jogos Boole partem do princípio de que nos tempos de hoje, mais do que nunca , é de fundamental importância o ensino do processamento de informações.
Os Jogos Boole são o resultado de um trabalho que foi desenvolvido há mais de 20 anos. O início deste processo ocorreu a partir das observações feitas por seus autores em sala de aula . Posteriormente , este método recebeu a aprovação de outros educadores e a oportunidade de ser apresentado no Congresso Mundial de Professores de Francês, na Grécia em 1988 e no ano seguinte para os pesquisadores da América Latina em Belo Horizonte. Além disso, participou do 1º Encontro de Informática Educativa do RS quando o Instituto Educacional João XXIII mostrou a aplicação dos Jogos Boole em suas salas de aula. Participou , ainda, do Congresso Nacional de Professores de Francês em Montevideo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário