quinta-feira, 25 de junho de 2009

Essa reportagem da folha, acredito, traz uma dimensão maior do quanto as tecnologias realmente auxiliam pessoas com deficiência. Leiam a reportagem, é bem interessante.

Bruno de Oliveira/Folha
Estudante Marco Aurélio Condez, 21, PC navega na internet usando o comando de voz desde que iniciou a terapia na AACD
"Nosso trabalho consiste em analisar as restrições dos movimentos da pessoa e indicar a melhor maneira de interagir com o PC, levando em consideração fatores como mobilidade e menor desgaste físico."
Os dispositivos que geralmente são recomendados incluem "roller mouses" (aparelhos que movem o cursor na tela por meio de uma esfera), tablets (telas sensíveis ao toque dos dedos), botoeiras adaptadas, ponteiras de cabeça (espécie de arco de alumínio que envolve a cabeça e que possui uma haste à frente da testa para a pessoa digitar no teclado) e sistemas de comando de voz como o brasileiro Microfenix, desenvolvido na UFRJ.
Esse software, com download gratuito na internet, é uma espécie de mouse virtual que aciona funções no PC e até digita textos por meio da voz do usuário, configurando uma excelente ferramenta para aqueles que possuem restrições nos braços e nas pernas.
Este é o caso do estudante Marco Aurélio Condez, 21, que navega na internet usando o comando de voz desde que iniciou a terapia na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). "Meu filho sempre gostou de navegar na internet, mas antes a avó tinha de acompanhá-lo para digitar os endereços dos sites. Com o comando de voz ele passou a ficar mais tempo no PC e a utilizar a rede com mais agilidade, sozinho", conta a mãe do estudante, Vera Lucia Adão Condez.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u432164.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário