quinta-feira, 16 de abril de 2009

Uma Experiência de Inclusão através das Artes e das Tecnologias Digitais

Olá Colegas!
Pesquisando encontrei este artigo que fala exatamente da inclusão através das tecnologias digitais. Ele relata uma experiência de aprendizagem cooperativa em artes e tecnologias digitais, desenvolvida com Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
Sete jovens, na faixa etária entre 14 e 25 anos, participaram do projeto: um com paralisia cerebral, seis com surdes e uma jovem com deficiência mental. A experiência desenvolveu-se sob o nome Projeto: Animação Stopmotion com Massinhas de Modelar por Pessoas com Necessidades Especiais e ocorreu nas dependências do Núcleo de Pesquisa e Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNES/ET/UFRGS). Eles fizeram um filme com a técnica de animação das massinhas, como o filme A fuga das galinhas.
Os professores que participaram do projeto contam como ele se desenvolveu e fazem riquíssimas reflexões em torno da convivência dos jovens, da importância da apropriação das tecnologias digitais para estes jovens e dos preconceitos que existem com relação a estas três deficiências. E elas colocam que o:
objetivo era o de aproximar adolescentes e adultos com necessidades especiais às tecnologias digitais, recursos por eles desconhecidos até então, e ao nosso ver recursos capazes de promover o potencial criativo, de expressão, de auto-conhecimento e de que conferir àqueles que as dominam um alto reconhecimento social, contribuindo, neste caso, para desmistificação de concepções equivocadas quanto à incapacidade atribuída às pessoas com necessidades educacionais especiais. Uma das premissas básicas que nos apoiavam, já comprovadas em outros estudos (Tijiboy, 2003), era de que PNEEs, ao se apropriarem de tecnologia de ponta como a informática, passam a ser vistos com um status social mais elevado e positivo que quando não possuíam tal domínio tecnológico (TIJIBOY; CASACCIA; CARPIN, 2006).

Acesse este link para visualisar o artigo na integra:
http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2006/artigosrenote/a43_21224.pdf

Um comentário:

  1. Muito bom este projeto que você encontrou, Maristela. As Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais merecem também serem incluídas digitalmente.

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