quarta-feira, 29 de abril de 2009

MUITO IMPORTANTE!!!!!!!!

A partir do questionamento feito pela professora Eliane sobre o uso do termo "portador" de deficiência, e por sugestão dela, consultamos a professora Maura Corcini Lopes do PPG em Educação da Unisinos, sobre o assunto e ela prontamente nos respondeu:
"Olá Aline... fico feliz que estejam trabalhando com essa temática, vou olhar o blog com prazer. Sobre a consulta feita por vocês acerca da nomenclatura "portador", não se deve usar este nome, pois ele remete a conceitos médicos que entendem a deficiência como algo que pode ser eliminado do corpo. Nos primeiros documentos do Ministéio da Educação e mesmo em alguns artigos de especialistas do final da década de 90 e início dos anos 2000 o termo portador foi usado. Depois de muitas críticas da comunidade acadêmica, ele foi banido da documentação mais atual e passamos a utilizar o nome "pessoa com deficiência". NUNCA esquecer do "com" entre as palavras pessoa e deficiência, pois ele faz toda a diferença na expressão."
Um abraço
Maura
Agradecemos a participação da professora e que seja bem vinda ao nosso blog!!!!
No link disponibilizado abaixo você poderá encontrar outras terminologias errôneas que muitas vezes utilizamos ao nos referir às pessoas com deficiência. Leia e pense antes de falar, pois às vezes sem intenções negativas, o uso de algumas expressões pode soar indelicado!
Maura Corcini Lopes é Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do rio Grande do Sul/UFRGS. Especialista e Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário