sábado, 28 de março de 2009

Inclusão digital

No município de São Leopoldo já se trabalha a algum tempo com a inclusão digital, mas no ano passado ( 2008) a Prefeitura Municipal firmou contrato com a Positivo Informática que vendeu mesas multimídias e softwares educacionais para a Ed. Infantil e Anos Iniciais, emprestando também um profissional capacitado para auxiliar os professores a utilizar estes softwares em conjunto com as Mesas Alfabeto e E-blocks Matemática, que na minha visão ofereciam atividades estimulantes, lúdicas e de fácil compreensão, tornando assim a aprendizagem divertida.
No período em que trabalhei nas escolas auxiliando as professores de laboratório, percebi que elas tinham a oportunidade de trabalhar e criar várias temáticas e atividades com os softwares e as Mesas Educacionais.
Muitas professoras aproveitaram esta evolução digital e começaram a caminhada rumo a inclusão digital.
Comecei dando esta introdução pois achei importante relembrar que alguns professores e diretores das Escolas Municipais estavam empenhados em desenvolver um trabalho interessante e sério voltado a inclusão digital.

"1º Lugar - Projeto Vivendo e aprendendo com a televisãoProjeto desenvolvido pela Leoni Luiza da Silva, da Escola Municipal Dr. Osvaldo Aranha, do município de São Leopoldo (RS), envolveu alunos da 3ª série do Ensino Fundamental. O objetivo da iniciativa foi promover a reflexão da turma e da comunidade da escola sobre o uso da televisão e suas influências em nosso cotidiano, a fim de desenvolver um novo olhar diante da mídia televisiva. Para despertar a motivação nos alunos, a educadora utilizou diversas soluções em tecnologia educacional, entre elas o software Kid Pix, onde as crianças criaram, editaram e apresentaram seus trabalhos."
www.google.com.br - 2º PRÊMIO TALENTO POSITIVO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL RECONHECE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E INOVADORAS ."

Um comentário:

  1. Olá Maria Rita, muito legal a tua contribuição, você poderia comentar de que forma essas atividades auxiliavam no desenvolvimento das crianças?
    O link está para o google e não para a reportagem sobre o projeto. Tens como verificar?

    ResponderExcluir