segunda-feira, 30 de março de 2009

Inicio minha contribuição, a partir de uma leitura feita, em uma revista, chamada: Projeto: Revista de Educação. Sendo que o volume que li, tem o titulo: Inclusão. Dentro da referida revista, encontra-se um artigo, denominado: Informática na Educação Especial: uma analise nos processos inclusivos.
As autoras: Ana Vilma Tijiboy e Luisa Hogetop, fazem uma discussão acerca da contribuição da informática frente a alunos que necessitam de outras “ferramentas” para que possam buscar suas aprendizagens.
Dentre estas “ferramentas”, elas destacam tecnologias como (software e hardware), que trazem em seus programas diferentes maneiras de o professor se comunicar com determinados alunos.
O trabalho desenvolvido é alicerçado em uma metodologia de projetos, colocando como alternativa a colaboração dos alunos, sendo eles realmente podem participar e de sua aprendizagem, ou seja:


Tal abordagem vem sendo adotada por promover a ação e interação do aluno com seu meio, social e tecnológico, por favorecer a aprendizagem colaborativa cooperativa, por fazer no seu bojo as questões de motivação intrínseca e, por fim, por abranger o individuo na sua tristeza, ou seja considerando suas múltiplas inteligências e a interdisciplinaridade pedagógica. HERNANDEZ, apud TIJIBOY E HOGETOP, 2003, P. 4.


É um texto, que fale a pena conferir, pois traz, não somente teorias, mas questões da pratica de sala de aula, trazendo reflexões para nós professores.

Referencia;

Projeto – Revista de Educação: Inclusão / Porto Alegre, V 5, n. 7, 2003

Um comentário:

  1. Muito boa essa referência, mas creio que você poderia falar um pouco mais sobre que contribuições seriam essas.

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