quinta-feira, 25 de junho de 2009

Essa reportagem da folha, acredito, traz uma dimensão maior do quanto as tecnologias realmente auxiliam pessoas com deficiência. Leiam a reportagem, é bem interessante.

Bruno de Oliveira/Folha
Estudante Marco Aurélio Condez, 21, PC navega na internet usando o comando de voz desde que iniciou a terapia na AACD
"Nosso trabalho consiste em analisar as restrições dos movimentos da pessoa e indicar a melhor maneira de interagir com o PC, levando em consideração fatores como mobilidade e menor desgaste físico."
Os dispositivos que geralmente são recomendados incluem "roller mouses" (aparelhos que movem o cursor na tela por meio de uma esfera), tablets (telas sensíveis ao toque dos dedos), botoeiras adaptadas, ponteiras de cabeça (espécie de arco de alumínio que envolve a cabeça e que possui uma haste à frente da testa para a pessoa digitar no teclado) e sistemas de comando de voz como o brasileiro Microfenix, desenvolvido na UFRJ.
Esse software, com download gratuito na internet, é uma espécie de mouse virtual que aciona funções no PC e até digita textos por meio da voz do usuário, configurando uma excelente ferramenta para aqueles que possuem restrições nos braços e nas pernas.
Este é o caso do estudante Marco Aurélio Condez, 21, que navega na internet usando o comando de voz desde que iniciou a terapia na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). "Meu filho sempre gostou de navegar na internet, mas antes a avó tinha de acompanhá-lo para digitar os endereços dos sites. Com o comando de voz ele passou a ficar mais tempo no PC e a utilizar a rede com mais agilidade, sozinho", conta a mãe do estudante, Vera Lucia Adão Condez.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u432164.shtml

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Reportagem da Revista Nova Escola


Olá colegas!


Neste mês, a revista Nova Escola traz em sua capa a reportagem "A tecnologia que ajuda a ensinar - Internet, DVDs e até celulares fazem a turma avançar se estiverem a serviço dos conteúdos escolares. Saiba quando e como usar esses recursos em todas as disciplinas" (ANO XXIV. Nº 223. Junho/Julho 2009).

É a reflexão sobre o uso das tecnologias digitais chegando até os professores!


No site da revista também há algumas das informações desta reportagem: http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml


Aproveite as dicas da reportagem e boa leitura!

Atividades de matemática (projetos da UFRGS)

Olá Colegas!

A professora de matemática da minha escola trabalha no Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS. Ela me contou que eles desenvolvem atividades/ jogos para trabalharmos com a matemática do Ensino Básico. Algumas atividades são online e outras podem ser impressas.
Ela me falou que alguns conceitos básicos de matemática, às vezes, não são bem trabalhados pelos professores no início da alfabetização, como a classificação e a seriação, e isto acaba comprometendo a compreensão dos alunos mais adiante.
A professora Paula me recomendou o seguinte site: http://mdmat.psico.ufrgs.br/pead a partir deste site encontrei outros sites e blogs com diferentes atividades e reflexões entorno do ensino da matemática e o uso da internet como ferramenta pedagógica.

No site: http://www6.ufrgs.br/sead1/edital11/adm/exibir.php?id=142 há informações sobre os objetivos do:

Projeto (IN FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E PROCESSOS PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Objetivos- Estudar e analisar a utilização de recursos de informação e comunicação na aprendizagem de Matemática;
- Criar propostas didáticas que contemplem o uso da tecnologia informática no ensino e aprendizado da matemática do Ensino Básico;
- Explorar possibilidades de utilização de ambientes virtuais no ensino e aprendizagem da matemática e na educação aberta à distancia;
- Explorar possibilidades de utilização de ambientes virtuais na formação e para a informação de professores nas modalidades presencial e a distância.

Nos endereços abaixo há atividades e jogos. Fique a vontade para pesquisar!

Blog: Aula na Net (Criado por Flávio Wenzel)
http://aulananet.blog.terra.com.br/2009/03/27/dia-da-matematica-links/

Blog: Representação do Mundo Pela Matemática (Criado por Maria Inês)
http://mardalpias.pbworks.com/Representa%C3%A7%C3%A3o-do-Mundo-Pela-Matem%C3%A1tica

Blog: Matemática (Criado por Márcia Regina)
http://marcinha.pbworks.com/Matem%C3%A1tica

Jogos:
http://matematicao.psico.ufrgs.br/assessorias/iv2_062/dezembro/jogos.htm

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - INSTITUTO DE MATEMÁTICA / INSTITUTO DE PSICOLOGIA - Laboratório de Estudos Cognitivos
http://mdmat.psico.ufrgs.br/users/paula/pead/index.htm

Imagem disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.soprando.net/wp-content/uploads/2007/10/ed-digital.jpg&imgrefurl=http://www.soprando.net/ap/mcm_2007/inclusao-digital-ou-educacao-digital&usg=__w7gMy16iku4oGID8pdI3_NQrcKo=&h=278&w=413&sz=23&hl=pt-BR&start=153&um=1&tbnid=o4UrGryRJxcSGM:&tbnh=84&tbnw=125&prev=/images%3Fq%3Dinclus%25C3%25A3o%2Bdigital%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1W1GFRE_pt-BR%26sa%3DN%26start%3D140%26um%3D1

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Respeito as diferenças


Olá pessoal!
Estive olhando a LDB e acabei me deparando com uma informação bem importante para nós.
" O trabalho dos educadores de educadores da educação infantil corresponde a educar, oferencendo um atendimento comprometido com o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais."
Baseando-me em outra leitura, constatei que a inclusão não é atribuida apenas a um sujeito específico, ou seja, a inclusão não se aplica somente a crianças com deficiência ou sob algum risco, mas a todas, compreendendo o seu desenvolvimento e sua aprendizagem. segundo Corina Dotti " a inclusão passa por uma mudança no modo de vermos o outro, de agirmos para que todos tenham seus direitos respeitados" ( p; 37,2008)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jogos Boole!


Olá Colegas!

Nesta semana, começou a funcionar o Laboratório de Informática da minha escola. O professor do laboratório conseguiu alguns softwere muito legais para trabalhar com os alunos. Um deles é Boole, que trabalha com o racicínio lógico-matemático. Este programa não é gratuito, mas é uma possibilidade muito interessante para pensarmos. Uma colega da escvola usava este jogo anos atrás, com cartinhas de papel...
Acesse o site e jogue a versão demonstrativa do Boole: http://www.jogosboole.com.br/apresentacao.asp

Obs: Estas informações foram tiradas do site:

Os jogos visam o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico através de histórias construídas sobre estruturas lógico-matemáticas, sob a forma de enigmas ou problemas. As histórias são trabalhadas e resolvidas com os jogos de cartas, chamados JOGOS BOOLE em homenagem ao matemático George Boole, um dos criadores da matemática utilizada nos computadores de hoje, a Álgebra Booleana fonte de inspiração deste trabalho. A idéia básica de Boole era de que as proposições simples da Lógica pudessem ser representadas por símbolos precisos, as relações entre duas proposições (frases) poderiam ser lidas com o mesmo rigor que uma equação algébrica. A partir da manipulação das cartas que representam os elementos dos problemas, as crianças aprendem a passar, progressivamente, do pensamento concreto ao pensamento abstrato. Jean Piaget afirmava :" O pensamento se desenvolve através de ações e não de palavras." O grande avanço tecnológico, a multiplicação de técnicas e o desenvolvimento dos sistemas de comunicação permitem o contato com uma quantidade imensa de informações sobre os mais diversos conteúdos. Por isso, os Jogos Boole partem do princípio de que nos tempos de hoje, mais do que nunca , é de fundamental importância o ensino do processamento de informações.
Os Jogos Boole são o resultado de um trabalho que foi desenvolvido há mais de 20 anos. O início deste processo ocorreu a partir das observações feitas por seus autores em sala de aula . Posteriormente , este método recebeu a aprovação de outros educadores e a oportunidade de ser apresentado no Congresso Mundial de Professores de Francês, na Grécia em 1988 e no ano seguinte para os pesquisadores da América Latina em Belo Horizonte. Além disso, participou do 1º Encontro de Informática Educativa do RS quando o Instituto Educacional João XXIII mostrou a aplicação dos Jogos Boole em suas salas de aula. Participou , ainda, do Congresso Nacional de Professores de Francês em Montevideo.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

DOSVOX

Entenda um pouco mais sobre o Dosvox assistindo aos vídeos. Em abril, a colega Aline postou informaçoes sobre este sistema que foi desenvolvido no Brasil (no Rio de Janeiro) para auxiliar os deficientes visuais na utilização do computador.
Um dos vídeos também mostra que o Dosvox pode incentivar o processo de alfabetização das crianças que não tem deficiência visual.

DOSVOX
http://www.youtube.com/watch?v=O5jEqDOGfNE&feature=related

DOSVOX E ALFABETIZAÇÃO
http://www.youtube.com/watch?v=nGr9obYzark&feature=related

quarta-feira, 10 de junho de 2009

NIEE - Núcleo de Informática na Educação Especial

Olá colegas... como vocês puderam ver deixei ontem um material sobre o EDUQUITO e entrando no site deles deixei uma mensagem falando do nosso Blog e solicitando algum material sobre a inclusão digital de pessoas com deficiência que pudesse enriquecer nosso projeto. Sendo assim, prontamente tive retorno e me indicaram o site cujo link segue abaixo para que todos possam conhecer um pouco desta realidade que vem sendo aprimorada por pessoas que realmente acreditam na mudança de concepção de um ensino voltado a todos, com o uso das tecnologias que podem facilitar e promover um ensino de maior qualidade e significados.
Gostaria de aproveitar e agradecer o retorno e a contribuição em nosso blog!!!
Ao longo dos dias que seguirem iremos trazer alguns aspectos deste material com os devidos comentários.

terça-feira, 9 de junho de 2009

EDUQUITO

A partir de algumas pesquisas na WEB encontrei um texto de Lucila Maria Costi Santarosa etc al "Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem por Projetos: construção de espaços virtuais para inclusão digital e social de PNEEs" que segue completo no link abaixo mas faço um breve comentário no parágrafo que segue.

Primeiramente a sigla PNEEs significa Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e o texto apresenta uma ferramenta digital, o EDUQUITO que tem como proposta ser um ambiente de inclusão digital/social oferecendo recursos de acessibilidade a estas pessoas.
Acessados em 09/06/2009

Não adianta fugir...

Este vídeo mostra que as inovações e as mudanças chegaram e estão cada vez evoluindo mais... por isso "não adianta fugir" temos sim é que nos apropriarmos destas mudanças e procurar utilizá-las com o propósito para o qual estão aí que é o de facilitar a nossa vida.
Acessado em 09/06/2009

Vídeo sobre o uso das tecnologias na educação...

Este vídeo traz rapidamente sugestões de ferramentas tecnológicas como os BLOGS e o WIKKI que podem ser usadas na educação inclusive na educação inclusiva de pessoas com deficiência.
Acessado em 09/06/2009

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mais um bom Projeto que pretende trabalhar com "A Inclusão Social pela Cultura Digital"

Pesquisando vídeos na internet, encontrei uma entrevista sobre O Plug Minas. Achei muito interessante a proposta deles e busquei outras informações sobre o assunto:

O Governo do Estado de Minas Gerais apresenta o Plug Minas, um centro de formação e experimentação digital onde jovens de 15 a 24 anos, estudantes das diversas escolas da rede pública do estado, vão desenvolver competências para lidar com os mais variados aspectos da tecnologia e da cultura digital - por meio do acesso irrestrito às redes e da autonomia para produzir informação, arte e cultura.
O objetivo é promover a apropriação dessa cultura pelos jovens, para que cada um se coloque no mundo como protagonista de sua própria trajetória e possa usufruir o seu direito ao trabalho, à educação e à participação.
Confira mais informações em:http://www.plugminas.mg.gov.br/o-que-e.html
Assista o vídeo da entrevista na Rede Minas (27/04/09):
Inclusão Social pela Cultura Digital:http://www.youtube.com/watch?v=2fyBWT2WQl8

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Questionário realizado com professora da rede municipal de São Leopoldo.

a- A sua escola desenvolve atividades a apartir de alguma tecnologia digital? Qual?
Sim, desde o ano passado quando ganhamos os microcomputadores e os softwares da Prefeitura, desenvolvemos algumas atividades. Ganhamos duas mesas educacionais e alguns softwares como kid pix, enciclopédia e dicionário.

b- Você acha que estes softwares contribuem positivamente para a aprendizagem dos alunos?
Em alguns casos sim. Temos a mesa Alfabeto e a E-blocks Matemática que trazem atividades bem diversificadas e de fácil acesso aos alunos pequenos e com dificuldade na aprendizagem.

c- A escola atende algum aluno portador de necessidades especiais?
Sim, temos alunos hiperativos, com TDHA e alguns ainda com laudos não esfecificados.

d- Estes softwares atendem as necessidades destes alunos?
Creio que sim, quando o período do laboratório se aproxima os alunos ficam ansiosos, além de recaptular o conteúdo desenvolvido em sala de aula; as atividades propostas pelos softwares são de fácil compreensão.

e- Você acha importante o uso das tecnologias no desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais? Por que?
Em certos casos sim, pois existem algumas sindromes e transtornos que não permitem que o aluno fique atento durante um determinado tempo aos jogos ou atividades propostas. Mas temos também aqueles alunos que apresentam muita dificuldade de compreensão do conteúdo desenvolvido em sala de aula que acabam tendo a chance que aprender brincando e isto é muito bom .

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Entrevista realizada com o professor que assumirá o Laboratório de Informática de uma EMEF de Alvorada:

1) A sua escola desenvolve algum trabalho com alunos com deficiência utilizando as novas tecnologias digitais? De exemplos?
“Ainda não, porque agora é que estão terminando de montar os computadores na sala de informática. Teria que se pensar um trabalho específico, de acordo com cada deficiência tem um material apropriado, mas para pensar em material tem que se conhecer a deficiência”.

2) Você vê algum potencial pedagógico na exploração das tecnologias digitais pelos alunos com deficiência?
“Com certeza, inclusive para o deficiente visual, agora tem um programa que tu vai falando e o computador vai digitando”.

3) De que maneira, você enquanto professor busca aprendizagens que envolvam as tecnologias digitais?
“Eu to pensando em assessorar o professor dentro do planejamento dele, buscar conteúdos e habilidades para o trabalho, além de possibilitar o acesso a programas básicos, como o World e a internet como ferramenta de pesquisa”.

4) E a escola, como se posiciona com relação às novas tecnologias digitais?
“Coloca-se de forma favorável à utilização dessas ferramentas digitais”.
Olá colegas... participei do Blog "O professor no contexto da Educação à Distância" (http://senaedprofessoread.wordpress.com/) e tive oportunidade de ter acesso a diversas opiniões sobre o assunto da importância da aprendizagem digital em sala de aula na atualidade e como é importante que haja um aprimoramento, um acompanhamento bem direcionado do professor/a para que as atividades realizadas em sala de aula possam englobar o uso das ferramentas que ele tem a disposição e que podem tornar a aprendizagem muito mais interessante e significativa.
Segue o link de um vídeo que pode nos fazer pensar sobre esta prática que esperamos cada vez mais faça parte da nossa realidade para que a escola possa continuar a ser um dos locais mais importantes de construção da aprendizagem. Este link foi retirado do Blog acima o qual visitei.

http//www.youtube.com/watch?v=-uqDyBR29as