quarta-feira, 29 de abril de 2009

MUITO IMPORTANTE!!!!!!!!

A partir do questionamento feito pela professora Eliane sobre o uso do termo "portador" de deficiência, e por sugestão dela, consultamos a professora Maura Corcini Lopes do PPG em Educação da Unisinos, sobre o assunto e ela prontamente nos respondeu:
"Olá Aline... fico feliz que estejam trabalhando com essa temática, vou olhar o blog com prazer. Sobre a consulta feita por vocês acerca da nomenclatura "portador", não se deve usar este nome, pois ele remete a conceitos médicos que entendem a deficiência como algo que pode ser eliminado do corpo. Nos primeiros documentos do Ministéio da Educação e mesmo em alguns artigos de especialistas do final da década de 90 e início dos anos 2000 o termo portador foi usado. Depois de muitas críticas da comunidade acadêmica, ele foi banido da documentação mais atual e passamos a utilizar o nome "pessoa com deficiência". NUNCA esquecer do "com" entre as palavras pessoa e deficiência, pois ele faz toda a diferença na expressão."
Um abraço
Maura
Agradecemos a participação da professora e que seja bem vinda ao nosso blog!!!!
No link disponibilizado abaixo você poderá encontrar outras terminologias errôneas que muitas vezes utilizamos ao nos referir às pessoas com deficiência. Leia e pense antes de falar, pois às vezes sem intenções negativas, o uso de algumas expressões pode soar indelicado!
Maura Corcini Lopes é Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do rio Grande do Sul/UFRGS. Especialista e Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

DOSVOX

É um sistema operacional que se comunica com o usuário através de síntese de voz (Reprodução de fonemas que são gerados sem o auxílio da pré-gravação. Significa transformar informação binária (originária do computador) em sinais audíveis. Uma de suas utilidades é transformar entrada de texto em palavras audíveis para os deficientes visuais)

Uma das importantes características desse sistema é que ele foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional, sendo o primeiro sistema comercial a sintetizar vocalmente textos genéricos na língua portuguesa. O DOSVOX vem sendo desenvolvido desde 1993 pelo NCE - Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sob a coordenação do professor José Antônio dos Santos Borges. A idéia de desenvolver tal programa evoluiu a partir do trabalho de um aluno com deficiência visual, Marcelo Pimentel, que hoje é programador do NCE.

Há duas versões do programa: uma simplificada, que pode ser capturada da Internet (gratuitamente) e outra profissional, que pode ser adquirida comercialmente, por baixo custo.

O DOSVOX apresenta o mérito de ter sido pioneiro nesta área disponibilizando um sistema completo para deficientes visuais, incluindo desde edição de textos até navegação na Internet e utilitários, o que possibilita a seus usuários uma grande variedade de opções.

Dentre as limitações do DOSVOX podemos destacar o acesso à Internet, que apresenta algumas restrições pelo fato da maioria das páginas apresentarem figuras, gráficos e frames, o que torna difícil para o deficiente visual compreender o que está sendo exibido na tela. Mas, como o sistema vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão, ao que tudo indica este problema poderá ser minimizado.

domingo, 26 de abril de 2009

Ola Pessoal!
Esta reportagem que segue, trata de uma questão bem importante; onde mostra alternativas para que pessoas com deficiência possam se comunicar melhor através das tecnologias digitais. Isso, se dá a partir de programas oferecidos pela empresa descrita na reportagem, e que podem ajudar essas pessoas que não conseguem se comunicar. É uma leitura explicativa, que traz em seu conteúdo, possibilidades para que a comunicação possa acontecer.

ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
A Microsoft é uma empresa que tem o compromisso de tornar seus produtos e serviços mais fáceis para o uso de todos. Este tópico fornece informações sobre os seguintes recursos, produtos e serviços que tornam os produtos da família Microsoft Windows Server mais acessíveis a pessoas com deficiências.
Observação:
As informações dessa seção só se aplicam a usuários que licenciaram os produtos Microsoft nos Estados Unidos. Se você adquiriu esse produto fora dos Estados Unidos, seu pacote conterá um cartão subsidiário de informações listando números de telefone e endereços de serviços de suporte da Microsoft. É possível entrar em contato com a subsidiária para determinar se o tipo de produtos e serviços descrito nessa seção está disponível em sua área. Para obter mais informações, disponíveis em inglês, francês, espanhol, chinês, japonês e italiano, consulte Microsoft Accessibility Web Site.
Recursos de acessibilidade do SQL Server
Além dos recursos e utilitários de acessibilidade do Windows descritos na próxima seção, o Visualizador da Ajuda torna o SQL Server mais acessível às pessoas com deficiências.
O Visualizador da Ajuda
O Visualizador da Ajuda é a ferramenta com a qual você lê a documentação do produto. A ferramenta é equipada com recursos de acessibilidade, inclusive teclas de atalho para navegação e comandos. O Visualizador da Ajuda também usa alguns dos recursos de acessibilidade do Microsoft Internet Explorer. Por exemplo, ele permite alterar as cores do monitor em sua tela de computador.
Acessibilidade no Microsoft Windows
Muitos recursos de acessibilidade foram criados na família Microsoft dos sistemas operacionais Windows. Esses recursos são úteis a indivíduos que têm dificuldade em digitar ou em usar um mouse, são cegos ou possuem deficiência visual, surdos ou com deficiência auditiva. Os recursos podem ser instalados durante instalação.
Ajustando os produtos Microsoft para pessoas com necessidades de acessibilidade
Opções de acessibilidade e recursos são criados em muitos produtos Microsoft, incluindo a família de sistemas operacionais Windows. Opções de acessibilidade e recursos são úteis a indivíduos que têm dificuldade em digitar ou usar um mouse, são cegos ou possuem deficiência visual, surdos ou com deficiência auditiva.
Tutoriais passo a passo gratuitos
A Microsoft oferece uma série de tutoriais passo a passo para ajudá-lo a aprender como ajustar as opções e configurações de acessibilidade em seu computador. O tutorial fornece procedimentos detalhados sobre como ajustar opções, recursos e configurações para atender às necessidades das pessoas com deficiências e necessidades de acessibilidade. Essas informações são apresentadas em um formato lado a lado para que você possa ver em um relance como usar o mouse, o teclado ou uma combinação de ambos. Tutoriais passo a passo para os vários produtos estão disponíveis no Microsoft Accessibility Web Site.
Produtos de tecnologia assistencial para Windows
Uma variedade de produtos de tecnologia assistencial está disponível para facilitar o uso do computador a pessoas com deficiências.
A Microsoft fornece um catálogo de pesquisa para produtos de tecnologia assistencial executados em sistemas operacionais Windows no Microsoft Accessibility Web Site.
Os seguintes tipos de produtos estão disponíveis:
Programas que aumentam ou modificam a cor das informações na tela para pessoas com deficiências visuais.
Programas que descrevem informações na tela em Braille ou que fornecem falas sintetizadas a pessoas cegas ou com dificuldades de audição.
Utilitários de hardware e software que modificam o comportamento do mouse e do teclado.
Programas que permitem que as pessoas digitem usando um mouse ou a voz.
Software de previsão de frases ou palavras que permite que as pessoas digitem mais rapidamente e pressionando menos teclas.
Dispositivos de entrada alternativa, como dispositivos de acionamento único ou de sopro e sucção para pessoas que não podem usar o mouse ou o teclado.
Atualizando
Se você usa um produto de tecnologia assistencial, entre em contato com um fornecedor para verificar a compatibilidade com os produtos do seu computador antes de fazer a atualização. O fornecedor da tecnologia assistencial também pode ajudá-lo a ajustar suas configurações para otimizar a compatibilidade com sua versão do Windows ou outros produtos da Microsoft.
Documentação da Microsoft em formatos alternativos
A documentação de produto da Microsoft está disponível em formatos alternativos para ajudar nossos clientes com necessidades de acessibilidade.
Obtendo a documentação para o SQL Server
A documentação para o SQL Server está disponível online. Para obter mais informações, consulte Usando Manuais Online do SQL Server.
Obtendo a documentação para produtos adicionais da Microsoft
Você pode obter documentação acessível para produtos da Microsoft no Microsoft Accessibility Web Site.
Recording for the Blind & Dyslexic, Inc.
Você pode obter publicações adicionais da Microsoft na Recording for the Blind & Dyslexic, Inc. Esses documentos são distribuídos a membros registrados, qualificados do serviço de distribuição de fitas cassetes ou disquetes. A coleção contém mais de 80 mil títulos, incluindo documentação de produtos da Microsoft e livros da Microsoft Press. Para obter informações sobre qualificação e disponibilidade de documentação de produtos da Microsoft e livros da Microsoft Press, entre em contato com:
Recording for the Blind & Dyslexic, Inc. 20 Roszel Road Princeton, NJ 08540
Telefone nos Estados Unidos: (800) 221-4792
Telefone de fora dos Estados Unidos e Canadá: (609) 452-0606
Fax: (609) 987-8116 Web: http://www.rfbd.org/
Serviço de atendimento ao consumidor para pessoas surdas ou com deficiência auditiva
Se você é surdo ou possui deficiência auditiva, acesso completo aos produtos e serviços de atendimento ao consumidor da Microsoft estão disponíveis através de um serviço TTY/TDD (telefone de texto).
Serviço de atendimento ao consumidor
Você pode entrar em contato com o Microsoft Sales Information Center em um telefone de texto, discando (800) 892-5234 entre 6h30 e 17h30. Hora do Pacífico, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados.
Suporte técnico
Para suporte técnico nos Estados Unidos, entre em contato com o Microsoft Product Support Services em um telefone de texto, no número (800) 892-5234 entre 6h e 18h. Hora do Pacífico, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados. No Canadá, disque (905) 568-9641 entre 8h e 20h. Hora do Leste, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Os serviços de suporte da Microsoft estão sujeitos a preços, prazos e condições em vigor no momento em que o serviço é usado.
Obtendo mais informações de acessibilidade
Informações sobre tecnologia assistencial para melhoria da vida das pessoas com deficiências são fornecidas no Microsoft Accessibility Web Site.
As informações nesse site beneficiam pessoas com deficiências, seus amigos e membros da família, pessoas em organizações de atendimento, educadores e advogados.
Um boletim eletrônico mensal gratuito é disponibilizado para ajudá-lo a se manter atualizado sobre os tópicos de acessibilidade dos produtos da Microsoft. Para assinar, consulte o Microsoft Accessibility Web Site.
Consulte também
Conceitos
Obtendo assistência do SQL Server
Outros recursos
Introdução aos Manuais Online do SQL Server
Ajuda e informações
Obtendo assistência do SQL Server 2008

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O papel da interação humano-computador na inclusão digital

Olá colegas!

Este artigo levanta a questão da inclusão digital, falando das dificuldades que as pessoas encontram para usar as tecnologias digitais, tenham elas alguma deficiência ou não (relação humano-computador).
A forma como estas tecnologias são projetadas podem auxiliar ou dificultar o seu uso. O autor argumenta bastante sobre o formato das interfaces e coloca que “são as “embalagens” dos softwares: se são fáceis de aprender e simples de serem usadas de maneira direta, o usuário ficará inclinado a fazer bom uso do que está dentro, caso contrário, problemas irão invariavelmente aparecer” (CARVALHO, 2003, p. 84).

http://www.eci.ufmg.br/bogliolo/downloads/CARVALHO%20IHC%20e%20Inclusao%20Digital.pdf
ACESSIBILIDADE AOS DEFICIENTES VISUAIS

http://D:\Documents and Settings\Ju\Meus documentos\Ambientes digitais virtuais acessibilidade aos deficientes visuais_ design acessível.mht
De acordo com o material pesquisado do link acima, foi possível perceber pelas palavras das autoras o quão importante é o uso das tecnologias para todas as pessoas, mas em especial para aquelas que possuem alguma deficiência pois promovem independência, melhor qualidade de vida e inclusão na vida social através do suplemento, manutenção ou devolução de suas capacidades funcionais.
De acordo com Santarosa "as ferramentas computacionais abrem um espaço de oportunidade, principalmente para as pessoas cujos padrões de aprendizagem não seguem os quadros típicos de desenvolvimento" sendo que estudos mostram que estas pessoas não são menos desenvolvidas mas sim, se desenvolvem de forma diferente.
No que tange a deficiência visual, a importância dos Ambientes Digitais é inquestionável. De acordo com Campbell "desde a invenção do Código Braille em 1829, nada teve tanto impacto nos programas de educação, reabilitação e emprego quanto o recente desenvolvimento da Informática para os cegos" (2001, p.107).
Atualmente existem softwares desenvolvidos para dar maior acessibilidade aos deficientes visuais, dentre estes os mais usados atualmente em nosso país são o DOSVOX, o VIRTUAL VISION e o JAWS. Logo vamos conhecer um pouco de cada um deles.
CAMPBELL, Larry. Trabalho e cultura: meios de fortalecimento da cidadania e do desenvolvimento humano. Revista Contato – Conversas sobre Deficiência Visual – Edição Especial. Ano 5, número 7 – Dezembro de 2001.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

http://D:\Documents and Settings\Ju\Meus documentos\tecnologia.mht
Este texto é bem interessante e vai bem de encontro com a disciplina que estamos cursando trazendo a importância da utilização dos projetos de aprendizagem em sala de aula e como o uso da tecnologia é de extrema importância para um bom desenvolvimento deta prática uma vez que nos dá acesso a muitos meios de pesquisa e comunicação.

Inclusão digital

Os portadores da Síndrome de Down não possuem as características de desenvolvimento cognitivo únicas e particulares a sua deficiência, sua estrutura mental, sua forma de aprender, é a mesma de qualquer outra pessoa. É claro que existem algumas limitações dependentes à deficiência. Mas isso não faz com que essa pessoa possua uma estrutura mental diferente, nem que aprenda a partir de um processo diferenciado em relação a outras pessoas.
Como relatei na postagem passada, os softwares que devem ser utilizados por pessoas com síndrome de Down são os mesmos softwares utilizados por qualquer outra pessoa, obviamente deve-se avaliar o processo, utilizado no softaware, às características de qualquer aluno que utilizará o software, assim como as necessidades específicas de cada um na capacidade de concentração, abstração, motivação e conhecimentos anteriores, pois todos somos diferentes uns dos outros.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Uma Experiência de Inclusão através das Artes e das Tecnologias Digitais

Olá Colegas!
Pesquisando encontrei este artigo que fala exatamente da inclusão através das tecnologias digitais. Ele relata uma experiência de aprendizagem cooperativa em artes e tecnologias digitais, desenvolvida com Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
Sete jovens, na faixa etária entre 14 e 25 anos, participaram do projeto: um com paralisia cerebral, seis com surdes e uma jovem com deficiência mental. A experiência desenvolveu-se sob o nome Projeto: Animação Stopmotion com Massinhas de Modelar por Pessoas com Necessidades Especiais e ocorreu nas dependências do Núcleo de Pesquisa e Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNES/ET/UFRGS). Eles fizeram um filme com a técnica de animação das massinhas, como o filme A fuga das galinhas.
Os professores que participaram do projeto contam como ele se desenvolveu e fazem riquíssimas reflexões em torno da convivência dos jovens, da importância da apropriação das tecnologias digitais para estes jovens e dos preconceitos que existem com relação a estas três deficiências. E elas colocam que o:
objetivo era o de aproximar adolescentes e adultos com necessidades especiais às tecnologias digitais, recursos por eles desconhecidos até então, e ao nosso ver recursos capazes de promover o potencial criativo, de expressão, de auto-conhecimento e de que conferir àqueles que as dominam um alto reconhecimento social, contribuindo, neste caso, para desmistificação de concepções equivocadas quanto à incapacidade atribuída às pessoas com necessidades educacionais especiais. Uma das premissas básicas que nos apoiavam, já comprovadas em outros estudos (Tijiboy, 2003), era de que PNEEs, ao se apropriarem de tecnologia de ponta como a informática, passam a ser vistos com um status social mais elevado e positivo que quando não possuíam tal domínio tecnológico (TIJIBOY; CASACCIA; CARPIN, 2006).

Acesse este link para visualisar o artigo na integra:
http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2006/artigosrenote/a43_21224.pdf

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A importância da Informática na Sindrome de Down

Olá pessoal...

Estive pesquisando alguns materiais e acabei me lembrando, que já havia lido sobre a importância da informática no cotidiano de todos, enclusive nos portadores de Síndrome de Down.
Anteriormente já havia esclarecido que o municipio de São Leopoldo, oferece nas escolas mesas multimídias e com elas softwares , que podem possibilitar e estimular o desenvolvimento das noções cotidianas, pois estes elementos são o primeiro passo para o processo de alfabetização. Este experiemento com o mundo digital, também coloca o aluno dentro do convívio social.
A inclusão desses alunos pode ter na tecnologia uma ótima ferramenta auxiliar, oportunizando os mesmos a participarem de atividades que façam o aluno se relacionar o máximo com as demais pessoas, além de estimular as aptidões de cada um, ou seja, raciocínio, coordenação motora entre outras.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cientistas criam aparelho que permite comunicação por meio de vibrações”

Quero abordar aqui neste pequeno texto, uma questão, que a partir da leitura de um artigo pesquisado na internet, onde cientistas argentinos desenvolveram um aparelho que permite a comunicação por meio de vibrações. Este aparelho foi criado, pensando em otimizar a qualidade de vida de pessoas surdas e surdo cegas¹.
Conforme explicação comentada no artigo: “O dispositivo inclui um microfone que capta a voz humana, de um telefone comum ou celular, um gravador, computador ou de qualquer outra fonte. O aparelho, que parece um dedal, traduz os sinais captados pelo microfone em vibrações que o usuário pode interpretar” Percebe-se que a tecnologia esta buscando novas alternativas, para dar maiores condições de comunicação para essas pessoas que portam a surdez.
Bem, é apenas uma pequena introdução que fiz a partir da leitura do referido artigo, mas a no endereço eletrônico aqui disponibilizado, pode-se verificar o artigo n integra.

[1]

Fonte de pesquisa:

Página web: http://www.centrocamac.com.ar/




[1] Surdo-cega, é uma deficiência, onde a pessoa porta além da surdez a cegueira.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Recado!!

olá meninas!!!
Agradeço pelo convite de contribuir no blog de vocês!

Vou acompanhar, também criei um blog,vou elaborar ele melhor!

Bom trabalho!!!monitora Míriam